10 Super Temperos que Protegem o seu Corpo

Esses 10 poderosos condimentos ajudam a controlar o açúcar no sangue, reduzem as inflamações, aceleram o metabolismo, ajudam na perda de gordura e reduzem o risco de câncer e doenças cardíacas.

por Mike Geary – Especialista em Nutrição Certificado & Personal Trainer Certificado & Catherine Ebeling – RN, BSN

Autores dos Best Sellers: Cozinha Queima Gordura & 101 Alimentos Antienvelhecimento

Os Melhores Temperos

Todas as vezes que você adiciona sabor a suas refeições com ervas e condimentos, você reforça seu alimento sem adicionar nenhuma caloria. Você pode transformar algo comum e sem graça em algo com um sabor verdadeiramente extraordinário e bom para seu corpo, apenas acrescentando quantidades generosas de ervas e especiarias em suas refeições.

Você sabia que algumas ervas e especiarias contêm uma variedade maior de alguns dos mais potentes antioxidantes do que qualquer outro alimento? Na verdade, muitas ervas e especiarias tem uma atividade antioxidante maior do que muitas frutas e verduras, algumas especiarias como cravo, açafrão, canela têm de 10 a 50 vezes mais antioxidantes medidos pelo valor de capacidade de absorção de oxigênio (em relação ao peso) se comparados a mirtilos.

Os benefícios dos antioxidantes em especiarias incluem uma poderosa proteção contra muitas doenças graves, como câncer, doenças cardíacas, diabetes, artrite, degeneração muscular, doença de Alzheimer e envelhecimento.

Ervas e especiarias adicionam um sabor extra e, quando combinados com outros alimentos nutritivos, realmente aumentam exponencialmente os antioxidantes naturais, os fitonutrientes e o poder antiinflamatório dos alimentos.

Além de serem super antioxidantes, as ervas e especiarias também:

  • Ajudam na Queima de Gordura e Aumento do Metabolismo – muitas ervas e especiarias são termogênicas, ou seja, elas ajudam naturalmente a aumentar o metabolismo, em parte porque eles são nutrientes densos.
  • Ajudam a Estabilizar o Açúcar no Sangue – Algumas especiarias também são boas para regular o açúcar no sangue e controlar a insulina – Tão boas quanto alguns remédios para diabéticos! Quando seu nível de açúcar no sangue estiver controlado, você queimará mais gorduras e não vai estocar as calorias causando o excesso de peso.
  • Possui Poderosas Propriedades Antiinflamatórias – Estudos científicos mostram que as ervas e especiarias podem funcionar tão bem quanto ou até melhor que alguns medicamentos que combatem inflamações e sem causar os efeitos colaterais dos medicamentos.
  • Anti-bacteriano, anti-viral e anti-fúngico – Muitas ervas e temperos tem propriedades que, efetivamente, matam agentes patogênicos perigosos, como vírus, bactérias e fungos. As propriedades naturais desses alimentos atuam contra muitos microorganismos, que são resistentes a medicamentos convencionais.

Aqui estão 10 das ervas e especiarias mais potentes que você deve comer:

1. Manjericão – O manjericão é uma erva antiinflamatória muito eficaz com benefícios extraordinários de cura para a artrite, alergias e doenças inflamatórias do intestino, entre outros. Além disso, manjericão ajuda a matar as bactérias nocivas que causam intoxicação alimentar incluindo: Listeria, Staphylococcus e E. coli O: 157: H7.

O manjericão é também uma excelente fonte de beta-caroteno, um poderoso antioxidante que previne danos causados por radicais livres. Os radicais livres são a principal causa de doenças cardíacas, câncer e muitos outros problemas graves de saúde, assim como o envelhecimento. Por causa de sua cor verde escura, ele é uma excelente fonte de vitamina K, cálcio e magnésio, o que é muito bom para os ossos. Além de também ser uma ótima fonte de ferro, magnésio, vitamina C e potássio. Use em seus alimentos tanto o manjericão fresco quanto o seco em porções generosas para maximizar seus benefícios.

2. Canela – Esta antiga especiaria tem um dos mais altos níveis de antioxidantes entre os temperos.

A canela é altamente eficaz em ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que o torna muito eficiente para aqueles com diabetes (tipo 1 e tipo 2), apenas duas colheres de chá por dia reduz os níveis de açúcar no sangue de 20 a 30%, assim como reduzo colesterol LDL e o triglicérides. A canela também tem potentes propriedades antiinflamatórias, e ajuda a aliviar a dor e rigidez nos músculos e articulações, incluindo artrite. Além de ter um efeito positivo sobre a função cerebral. Cheirar ou mascar chiclete sabor canela, pode, eventualmente, ajudar a melhorar a memória e a atenção. Ela ainda reduz a inflamação nos vasos sanguíneos que conduz à aterosclerose e doenças do coração e tem propriedades antifúngicas e antibacterianas.

Você pode ler um outro artigo que temos aqui sobre como a canela pode ajudar a controlar a gordura da barriga de forma indireta.

Tente colocar canela em seus smoothies, iogurte, receitas assadas saudáveis, aveia, misture com frutas, ou no seu café ou chá.

3. Pimenta Caiena – Esta especiaria quente não só aquece seus pratos, ele aquece seu corpo e aumenta o seu metabolismo, ajudando você a queimar gordura com mais rapidez. Um estudo interessante mostrou que, quando uma pessoa consome um aperitivo com flocos de pimenta caiena, come 15% menos comida. E para aqueles que evitam a pimenta caiena porque acham que prejudica o estômago, ela, na verdade, cura os tecidos do estômago, estimula as enzimas digestivas, e ajuda a prevenir úlceras estomacais.

A pimenta caiena reduz o colesterol no sangue, os níveis de triglicérides, e diminui a formação de coágulos sanguíneos nocivos, os quais impedem ataques cardíacos e derrames. Ela é um ótimo antiinflamatório e um remédio muito eficaz para dor, combate desde dores de cabeça a artrite e dores musculares, além de melhorar o congestionamento nasal e aumentar a imunidade. Tente por a pimenta caiena em seus ovos de manhã, em sopas, guisados, chili, ou bolo de carne para aumentar o metabolismo através do tempero!

4. Cravos da Índia – Os cravos têm um sabor único, doce e picante, mas também são um poderoso remédio natural. Eles tem fortes ingredientes anti-sépticos e germicidas que ajudam a combater infecções, aliviar problemas digestivos e as dores de artrite. Um dos benefícios mais conhecidos dos cravos é o alívio de dor de dente e gengiva. Os cravos tem o maior nível de antioxidantes entre todas as especiarias.

O óleo de cravo mata as bactérias e é muito eficaz quando aplicado a arranhões, cortes, infecções fúngicas, pruridos, picadas de coceira, queimaduras, ou feridas. Cravos também aliviam problemas digestivos como gases, indigestão, náuseas e vômitos. E ainda eliminam parasitas nocivos, bactérias e fungos no aparelho digestivo. O óleo de cravo mata as bactérias e é muito eficaz quando aplicado em arranhões, cortes, infecções fúngicas, pruridos, picadas de insetos, queimaduras, ou feridas. O cheiro de cravo também ajuda a estimular a criatividade mental.
O cravo da índia pode ser um ótimo e saudável complemento para chás quentes.

5. Cominho – O cominho é outro tempero que é especialmente rico em antioxidantes, ele é conhecido por ser especialmente bom para a digestão. Ele estimula a vesícula biliar e pâncreas a secretar enzimas e bile que quebram os alimentos em nutrientes utilizáveis pelo seu corpo. O cominho também ajuda a desintoxicar o corpo, e é altamente eficaz para doenças respiratórias, como asma e bronquite.

O cominho, assim como a canela, ajuda a manter estável os níveis de açúcar no sangue, o que significa que o cominho é ótimo para diabéticos e pré-diabéticos, e isso significa menos chance de ganho de peso e excesso de gordura corporal. O cominho tem provado que funciona tão bem quanto alguns remédios para diabéticos que são comumente usados na regulação de insulina e glicogênio. O cominho também é uma ótima fonte de ferro e vitaminas C e A e fortalece o sistema imunológico.
Cominho vai muito bem no chili!

6. Açafrão – O pigmento amarelo-laranja do açafrão, a curcumina, é o principal ingrediente ativo neste super-tempero. Os benefícios anti-inflamatórios da curcumina são comparáveis aos de medicamentos como a hidrocortisona e a medicamentos anti-inflamatórios, como Advil e Motrin. Mas, diferente dos medicamentos, o açafrão não é tóxico.

A curcumina é mais eficaz para abrandar o desenvolvimento de doença de Alzheimer do que muitos medicamentos, uma vez que diminui a inflamação e oxidação no cérebro.Este tempero também acelera o tempo de recuperação em casos de derrame.O açafrão e a sua substância ativa, a curcumina, também são altamente eficazes contra doenças como, por exemplo, as irritações no intestino, úlceras, doença de Crohn e artrite. O açafrão também melhora a função hepática, reduz a homocisteína e previne doenças cardíacas.

E o mais importante, a curcumina é uma das especiarias mais potentes anti-câncer, ela ajuda a protegê-lo. A curcumina e seus derivados estão sendo estudados em tratamentos alternativos contra o câncer.

Tente esse truque: Use pimenta do reino junto com açafrão (eu uso esta combinação nos meus ovos todas as manhãs) ajuda a aumentar a absorção da curcumina do açafrão no corpo. Temos também aqui um artigo completo sobre os super benefícios da curcumina para a saúde.

7. Alecrim – O alecrim contém ingredientes ativos que são antioxidantes potentes, bem como agentes anti-inflamatórios. Ele é conhecido por melhorar a concentração, aumentar a memória e aliviar a depressão.O alecrim também fortalece o sistema imunológico, melhora a circulação, estimula a digestão e combate o câncer.

O alecrim é altamente eficaz para problemas respiratórios como asma, congestão no peito, e as infecções respiratórias. O alecrim acrescenta um delicioso sabor para carnes, além de também ajudar na digestão, estimulando a vesícula a liberar a bile. O alecrim vai proteger seu organismo contra toxinas cancerígenas nocivas e prevenir o câncer de cólon, estômago, mama e câncer de pulmão.

Curiosidade: Se você gosta de carnes grelhadas, marinar a carne horas antes em misturas líquidas que contenham alecrim e outras ervas ou temperos, isso pode ajudar a reduzir drasticamente as HCA (aminas heterocíclicas), que são compostos cancerígenos que podem se formar quando as carnes são grelhadas. Então, usar alecrim, tomilho, alho, orégano e outras especiarias para marinar as carnes antes de grelhá-las pode reduzir drasticamente quaisquer substâncias cancerígenas que normalmente se formam na carne grelhada.

Os antioxidantes no alecrim e tomilho a partir de uma marinada foram especificamente citados em estudos a serem potentes inibidores de formação de HCA ao grelhar carnes. Mas também foi observado que outras especiarias como alho, orégano, entre outros, podem ajudar a prevenir a formação de HCA também, então eu sugiro usar uma variedade de temperos, que, de qualquer maneira, também tenham ótimo sabor!

Outro ponto importante da carne grelhada: Lembre-se que quanto mais bem passada a carne estiver, a maior é concentração de HCA cancerígenos podem se formar, mal passado, e ao ponto são escolhas mais saudáveis. Eu nunca entendi porque alguém iria querer arruinar um bom bife, aquecendo até torrar. Mas ei, se você é daquelas pessoas que gosta seus bifes bem passados, lembre-se que você está comendo muito mais substâncias cancerígenas do que um bife que é menos cozido, por isso certifique-se de colocar muitos antioxidantes (especiarias, chás , frutas silvestres, etc) para ajudar a combater os agentes cancerígenos extras.

Lave suas carnes de churrasco com um copo de chá gelado e sem açúcar (rico em antioxidantes) antes de assá-las e também prepare uma boa salada com muitos vegetais crus para acompanhar e fornecer os antioxidantes necessários para neutralizar o efeito das substâncias cancerígenas em seu corpo por causa da carne grelhada.

A propósito, até a carbonização criada pelos legumes na grelha cria diferentes substâncias cancerígenas, tais como a acrilamida, por isso não acho que o efeito negativo dos grelhados só se aplique às carnes.

8.Gengibre – O gengibre é muito poderoso para sua saúde! Ele contém mais de 25 antioxidantes diferentes, o que o torna extremamente eficaz no combate aos radicais livres em diferentes sistemas do corpo. O gengibre é muito conhecido pela sua capacidade de reduzir náuseas e vômitos, bem como enjoos. Na verdade, o gengibre pode até ser mais eficaz que Dramin, um dos medicamentos mais comuns usados para enjoo. E como ele não apresenta os efeitos colaterais dos remédios, é ótimo para combater as náuseas na gravidez. Estudos mostram que apenas 1 grama de gengibre antes de cirurgias é mais eficaz que a maioria da medicação padrão anti-náusea dada para a náusea e vômitos pós-cirúrgica.

O gengibre é também um remédio calmante para dores de garganta causadas por gripes e resfriados por causa de suas propriedades antivirais. O gengibre também ajuda no combate a tosse e é um eficaz expectorante. Experimente um chá feito com água quente, algumas fatias de gengibre e uma pequena quantidade de mel e limão para aliviar os sintomas quando você está doente.

O gengibre é um antiinflamatório tão forte que ajuda a reduzir a dor e inchaço da artrite, além de dores musculares. O gengibre também combate o câncer, reduz o colesterol e previne os coágulos de sangue que levam a acidentes vasculares cerebrais ou doenças cardíacas. Eu gosto de usar uma fatia de raiz de gengibre em meus chás quentes, as vezes, em meus chás gelados, e, claro, eu adoro gengibre em cima do sushi! Eu tomo 2 cápsulas de gengibre por dia, uma vez que não é tão freqüente usá-lo em pratos como algumas outras especiarias.

9. Orégano – Esta erva contém um tipo de óleo que age como anti-bacteriano, anti-fúngico e anti-viral muito potentes e ainda contém ácido rosmarínico (também encontrado no alecrim). Esse óleo tem sido utilizado para tratar desde uma enorme gama infecções bacterianas e virais até parasitas e infecções fúngicas persistentes. Embora o óleo de orégano seja mais frequentemente usado para fins medicinais, a própria erva pode fornecer muitos dos mesmos benefícios quando consumida regularmente.

O orégano também alivia inflamações internas e externas e pode oferecer alívio para alergias e dores, sem causar efeitos colaterais. O orégano possui um nível elevado de antioxidantes.

10. Tomilho – O princípio ativo do tomilho é conhecido no tratamento de bronquite, dores de garganta, congestão no peito, laringite e asma. O tomilho é muito eficaz e, frequentemente usado como um dos ingrediente em pastilhas para a tosse e enxaguantes bucais para tratar inflamações e infecções. Ele também é eficaz como calmante para aliviar a gastrite, indigestão e cólicas.

O tomilho ajuda a prevenir o câncer, melhorar a memória, tratar a doença de Alzheimer, acalmar os nervos e aliviar a depressão, pesadelos e insônia. Uma nova descoberta interessante sobre tomilho mostra que, na verdade, ele aumenta a quantidade de DHA (um ingrediente importante em ácidos graxos ômega 3) no cérebro, coração e células renais.

Aqui estão alguns outros benefícios para a saúde de algumas das mais populares ervas e especiarias:

  • Alecrim, açafrão, gengibre e manjericão são poderosos antiinflamatórios.
  • Cominho, açafrão e sálvia ajudam a combater a demência.
  • Pimenta caiena, cominho, coentro e canela ajudam a regular a insulina e os níveis de açúcar no sangue, auxiliando a perda de gordura.
  • Capim-limão, noz-moscada, louro e açafrão têm efeitos calmantes.
  • Alho, semente de mostarda, hawthorne (fruto de uma planta da família das rosas) e chicória são excelentes para o coração.
  • Manjericão e tomilho ajudam a sua pele a ficar mais macia e suave.
  • Alho, manjericão, canela, tomilho, açafrão e gengibre impulsionam o sistema imunológico.
  • Coentro, alecrim, pimenta caiena, pimenta da Jamaica e pimenta preta podem ajudar a combater a depressão.

3 temperos específicos que eu, pessoalmente, acredito serem tão poderosos que eu tento tomar diariamente em forma de cápsula, já que, não consigo usá-los sempre em minhas refeições diárias, são eles:

Açafrão, canela e gengibre. Eles também são muito baratos em forma de cápsula. Eu costumo tomar 2 cápsulas por dia de cada um desses temperos a não ser que eu use grandes quantidades em certos pratos como, por exemplo, no curry.

Adicione um pouco de tempero em sua vida e desfrute de todos esses super benefícios para a sua saúde!

Nota: Sempre verifique com seu médico para ter certeza de que certas ervas e especiarias não vão interferir nos medicamentos que você possa estar tomando e consulte o seu médico antes de parar com os seus medicamentos atuais.

Cathering Ebeling e Mike Geary são co-autores do livro popular, Cozinha Queima Gordura, onde eles mostram como reformular totalmente sua cozinha para fazer do seu corpo uma máquina de queimar de gordura 24 horas por dia! Cat e Mike são também co-autores do novo best-seller, Os 101 Alimentos antienvelhecimento, que mostra, pelo menos 101 alimentos super poderosos, ervas, especiarias e nutrientes que retardam e combatem o processo de envelhecimento de seu corpo!