3 Rótulos “Mentirosos” em Alimentos do Mercado

Veja 3 tipos de rótulos presentes em alimentos do mercado que são enganosos e comercializam os produtos como “saudáveis”

Por Mike Geary, Personal Trainer Certificado e Especialista em Nutrição
Autor dos Best Sellers: Cozinha Queima Gordura & A Verdade Sobre a Barriga Perfeita

rótulos enganosos

Eu estava no supermercado ontem e tive que balançar minha cabeça negativamente para todos os rótulos enganosos que afirmam que são “saudáveis” e na verdade não são.

Uma das coisas que realmente me perturbou foi que vi vários exemplos de alimentos que são mais saudáveis em seu estado natural, mas suas versões industrializadas alegam ser mais saudáveis que a versão original.

Entretanto, na realidade, todas essas versões “falsas” são altamente processadas e muito piores que o produto original e ainda têm a coragem de reivindicar serem melhores.

O pior é a decepção com esse marketing enganoso!

Exemplo # 1: O produto alega ser “Melhor que a manteiga de amendoim” por ser uma manteiga de amendoim com pouca gordura

Este produto é ridículo! Eu não posso acreditar que alguém concorde que esse lixo é melhor para eles do que manteiga de amendoim natural.

Estou falando aqui sobre os tipos de manteiga de amendoim que afirmam ter “menos teor de gordura”. Mas lembre-se que “baixo teor de gordura” muitas vezes significa apenas mais açúcares e carboidratos adicionados para substituir as gorduras subtraídas. O que não é nada bom!

Primeiro de tudo, se você comprar uma boa manteiga de amendoim (orgânica é melhor), ela irá conter basicamente 2 ingredientes: amendoim e sal. E eles não adicionam muito sal, então não é rica em sódio. Nota: Lembre-se de sempre evitar manteigas de amendoim que contenham óleos hidrogenados nocivos. Manteiga de amendoim que contém óleo de palma é uma alternativa melhor, mas manteiga de amendoim natural com apenas amendoim e sal é o ideal.

Voltando para a manteiga de amendoim falsificada: esses produtos que falam ser “melhores que a manteiga de amendoim natural” (tentando em seus rótulos convencer serem mais saudáveis que a manteiga de amendoim) têm tanta porcaria neles que você não iria acreditar. Pra começar, eles tiram a maioria das gorduras saudáveis dos amendoins de modo que o produto fique com “baixo teor de gordura”. Ok, então acabam retirando as partes mais saudáveis do produto, as gorduras saudáveis de que você precisa para controlar os desejos e gerenciar os níveis de açúcar no sangue.

Para piorar as coisas, as gorduras saudáveis são substituídas por dois diferentes tipos de xaropes açucarados, bem como suco de cana desidratado (açúcar), além de adicionar também amidos refinados.

Este produto transformou algo tão simples e natural como manteiga de amendoim naquilo que deve ser chamado de uma espécie de doce processado. No entanto, eles afirmam que é mais saudável do que a manteiga de amendoim porque tem “baixo teor de gordura”. E dessa forma, enganam as pessoas. Não seja tolo de acreditar!

Esta manteiga de amendoim excessivamente processada pode ser mais baixa em gordura (removendo inclusive as gorduras saudáveis), mas também possui mais açúcar e carboidratos, elevando assim o total de calorias chegando muito perto da manteiga de amendoim normal.

Exemplo # 2: O produto que diz ser “melhor do que os ovos”.

Eu não vou dar tanto detalhe neste produto porque eu recentemente falei sobre este tópico nesse meu artigo.

Mas, basicamente, este produto tem apenas clara de ovo com um grupo de corantes químicos e aromatizantes adicionados, além de outras bobagens, incluindo a adição de falsas vitaminas.

Portanto, este produto essencialmente arruinou a parte boa desse alimento, removendo a parte mais saudável dele: as gemas! E sim, a gema é a parte mais saudável do ovo. Qualquer um que diga que não é, realmente não entende muito sobre nutrição. A coisa mais importante a dar atenção na hora de achar ovos de qualidade é saber se são orgânicos, ou seja, vindos de animais criados livres e com uma alimentação natural.

A maioria das indústrias de ovos fornece uma péssima alimentação para a saúde das galinhas, pois lota os galinheiros e os animais nunca veem a luz do dia, sendo alimentados com quantidades insalubres de grãos.

Sua melhor aposta é encontrar uma fazenda local onde você saiba que permitem que as galinhas tenham um tempo diário ao ar livre e se alimentem de verduras, insetos, etc. Eu entendo que nem todo mundo consegue encontrar um fazendeiro local que faça esse tipo de coisa, então você precisa procurar no supermercado ovos caipiras orgânicos e também as marcas que tenham maior quantidade de ômega-3.

Uma ligeira melhoria que pode ser encontrada nos ovos padrão é se as galinhas tinham semente de linhaça ou algas em sua dieta para aumentar o teor de ômega-3 dos ovos. Estes ovos terão uma melhor proporção de gorduras ômega-3 e ômega-6.

Se você perdeu o meu artigo anterior sobre os ovos inteiros contra claras de ovo, você pode vê-lo aqui…

O que é mais saudável: ovos inteiros ou as claras de ovo?

Exemplo # 3: um produto que diz ser “melhor que a manteiga”.

Essas são as margarinas, carregadas com gorduras trans altamente processadas e mortais, e ainda têm o descaramento de dizer que são “melhores do que a manteiga”.

Quem eles estão enganando?!

Mesmo a manteiga de baixa qualidade é mais saudável do que qualquer margarina. Um problema encontrado na manteiga é que dependendo da forma que o animal que nos fornece o leite for criado, ela pode conter pesticidas e hormônios que prejudicam a saúde.

Por essa razão, sempre escolha manteiga orgânica e se você puder encontrar manteiga orgânica “vinda do leite de animais alimentados com pasto”, pode ser muito saudável para você. Na verdade, um fato pouco conhecido é que a adição de um pouco de manteiga nos legumes cozidos no vapor ajuda o organismo a absorver mais as vitaminas e os minerais dos vegetais. É verdade, consumir vegetais com uma fonte de gordura saudável ajuda na sua absorção de vitaminas e minerais. Se você perdeu o artigo do outro dia sobre porque a gordura vinda de produtos de animais alimentados com pasto pode até mesmo ajudar na perda de gordura, leia isso aqui.

Outro fator a favor da manteiga:

Devido ao teor de gorduras saturadas estáveis da manteiga, ela se torna um dos óleos ou gorduras mais saudáveis para cozinhar. Óleos ricos em gorduras poliinsaturadas são os piores para cozinhar devido à sua natureza altamente instável, o que contribui para o excesso de produção de radicais livres. Para mais informações sobre este tópico, aqui está um artigo que eu fiz sobre óleos saudáveis contra óleos de cozinha não saudáveis.

E as gorduras saturadas na manteiga?

Não, a gordura saturada da manteiga não é ruim para você. Se você tem lido meus boletins, você sabe que nós temos batido muito nesse assunto. Se você é novo por aqui, pode voltar a esta página para ver porque as gorduras saturadas são uma parte perfeitamente natural da dieta humana e sempre foram:

A prova de que a gordura saturada não é ruim para você.

Sinta-se livre para compartilhar este artigo com seus amigos e familiares e ajudar a proteger a saúde deles!

Outras Informações Adicionais: