Bebidas Energéticas

Os energéticos realmente ajudam, ou podem te fazer engordar?

Por Mike Geary, Personal Trainer Certificado e Especialista em Nutrição
Autor dos Best Sellers: Cozinha Queima Gordura & 101 Alimentos Antienvelhecimento

bebidas energéticas

Hoje eu tenho um discurso um tanto quanto retórico sobre as bebidas energéticas:

Eu recebo um monte de perguntas sobre todas essas novas bebidas “energéticas”, que chegaram ao mercado ao longo dos últimos anos. Elas parecem ser super poderosas, e prometem-lhe de tudo com as alegações ultrajantes de que você terá muita energia e que tomando isso se tornará o melhor atleta do mundo, vai começar a levantar carros sobre a cabeça e obter um corpo perfeito.

Então surgem algumas perguntas:

Estas bebidas “energéticas” são realmente boas para você?
Será que elas realmente aumentam a sua energia?
Será que elas realmente têm algum tipo de fórmula mágica de energia?
Será que elas vão ajudar você a perder peso?

Primeiro de tudo, vamos ver do que a maioria dessas bebidas energéticas são feitas. A maioria delas é simplesmente água gaseificada com alta quantidade de frutose vinda do xarope de milho (ou outros açúcares), cafeína, o aminoácido taurina e ainda algumas vitaminas artificiais usadas para induzir você a pensar que há algo saudável nessas misturas.

Vamos começar com o xarope de milho rico em frutose. Bem, aqui temos calorias vazias que vão diretamente para a sua gordura da barriga e que são, possivelmente, ainda piores para você que o velho açúcar refinado (apesar disso ser motivo de debate, mas é o que se pode observar).

Algumas bebidas energéticas usam outros açúcares para adoçar ao invés do xarope de milho, mas isso realmente não importa, porque todos eles são calorias vazias que se acumulam no intestino e não têm nenhum benefício nutricional.

Ok, eles também têm esses produtos com baixo teor de açúcar ou até algumas variedades sem açúcar. Mesmo assim, nesse caso, agora você tem o problema das substâncias químicas nocivas nos adoçantes artificiais, que têm seu próprio conjunto de perigos para a saúde.

Outro problema com os adoçantes artificiais é que existem alguns estudos que indicam que o uso de adoçantes artificiais leva as pessoas a consumirem mais calorias e, inadvertidamente, ganhar mais peso a longo prazo, além de ter um efeito hormonal negativo para o corpo. Eu não vou entrar em todos os detalhes sobre o assunto agora, porque isso iria abrir espaço para toda uma discussão longa.

Apenas confie em mim que os adoçantes artificiais e produtos químicos artificiais, em geral, são todos péssimos para o seu corpo! Nunca é uma boa ideia tentar “enganar” o seu corpo com sabores artificiais.

E a cafeína?

Bem, em primeiro lugar, a cafeína em si não fornece “energia”. Tecnicamente, a única substância que realmente fornece energia e calorias é obtida a partir de carboidratos, proteínas e gorduras. No entanto, a cafeína pode ser uma ajuda para animar ou acordar as pessoas, por meio de estímulos ao sistema nervoso central.

Em vez de cafeína artificialmente adicionada a alguma bebida “energética” gaseificada, eu prefiro consumir a cafeína de alguma fonte natural, como nos chás verde, branco ou oolong (ou o meu novo favorito – chá mate) que na verdade proporcionam muito poderosos antioxidantes e são saudáveis também!

Tenha em mente que, se você bebe café regularmente, você provavelmente tem algum nível de dependência à cafeína e, de qualquer maneira, não iria receber muitos benefícios a partir da cafeína em uma bebida energética.

Dica: tente beber mais chá e reduzir o consumo de café a apenas alguns dias por semana para reduzir assim a sua dependência a cafeína.

A maioria dos chás contém muito menos cafeína do que o café, e alguns chás (como o verde, branco e oolong) contém fitoquímicos sinérgicos que trabalham para diminuir a resposta da cafeína neles contidos. Isto significa que você obtém uma resposta mais suave a partir da cafeína dos chás verde, oolong ou brancos em comparação com a resposta mais dura vinda do café.

Agora, o que falar sobre a mistura mágica de taurina e vitaminas do complexo B que eles colocam nessas bebidas energéticas?

Bem, grande coisa, você obtém a taurina em quase todas as fonte de proteína. E a grande maioria dessas vitaminas do complexo B adicionadas artificialmente são simplesmente mandadas direto para o banheiro em sua urina.

É muito melhor obter as vitaminas naturalmente a partir de uma fonte de alimento REAL, e não artificialmente adicionada a alguma bebida gaseificada. Seu corpo simplesmente não usa fontes falsas de vitaminas como usaria fontes naturais vindas de comida de verdade.

Então, como você pode ver, na minha opinião, eu desaprovo todas essas bebidas energéticas! Não caia nesse marketing ridículo que supervaloriza os “energéticos”.

Ao invés disso, aqui está a minha receita caseira de bebida energética:

1. Faça uma grande mistura de chá gelado com chá verde, chá branco, e chá mate. Eu gosto de adicionar um pouco de sabor de frutas, por isso uso um saco de chá de framboesa ou de mirtilo. Para isso, eu uso de 2 a 3 sacos de chá verde e/ ou branco, e de 2 a 3 sacos de chá mate, além dos chás de frutas, fazendo assim uma jarra de chá gelado. Eu só uso uma pequena quantidade de stevia para adoçar levemente o chá.

2. Eu sempre compro uma caixa de água de coco orgânico em lojas de alimentos saudáveis, ou compro cocos frescos para obter a água.

3. Para a minha bebida energética saudável, eu misturo meio copo da mistura de chá e preencho o restante do copo com água de coco.

Esta é realmente uma bebida energética deliciosa e verdadeiramente saudável, em vez das bebidas energéticas de baixa qualidade que todo mundo está sendo instigado a comprar atualmente.

Os chás verde, branco e mate contêm uma pequena dose de cafeína, juntamente com uma mistura diversa de poderosos antioxidantes e fitoquímicos sinérgicos. Além disso, a água de coco é uma rica fonte de eletrólitos e uma diversidade de vitaminas e minerais. A água de coco é conhecida por oferecer uma boa fonte de energia imediata e também contém uma pequena dose de triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são gorduras saudáveis facilmente utilizadas para obter energia e que também ajudam o sistema imunológico.

Então aproveite esta bebida energética natural e saudável, sabendo que você está fazendo bem ao seu corpo, em vez de enchê-lo com produtos químicos contidos nas bebidas energéticas normais compradas em lojas.

Compartilhe esse artigo com as pessoas que possuem costume de tomar energéticos.


Quer conhecer superalimentos que, surpreendentemente, ajudam você a parecer e se sentir mais jovem e mais magro?

Alimentos incomuns, especiarias e ervas que combatem o envelhecimento, curam sua digestão, protegem as articulações e melhoram o seu cérebro.